Regras

LIVRO DE REGRAS ITTF ( 2011 – 2012)
(Federação Internacional de Tênis de Mesa)

 


Índice e Descrição
2.03 – A BOLA
2.03.01 – A bola deve ser esférica, com um diâmetro de 40mm.
2.03.02 – A bola deve pesa 2,7 g.
2.03.03 – A bola deve ser feita de celulóide ou plástico similar e deve ser branca ou laranja e fosca.

Curiosidade. 

Antes do ano 2000, as bolas utilizadas nas partidas tinham o diâmetro de 38 mm, o que lhes conferia mais velocidade em relação às bolas usadas atualmente se ambas forem submetidas a condições idênticas para comparação. Desde os Jogos Olímpicos de Sidney 2000, a bola utilizada em competições de tênis de mesa passou a ter o diâmetro de 40 mm..

 

A MESA


Mesa de tênis de mesa (Padrão ITTF ).

 

Mesa de tênis de mesa (Padrão ITTF ).

.

 

2.01.01. A superfície superior da tabela, conhecida como a superfície de jogo, deve ser retangular, com 2,74 m de comprimento e 1.525m, e situar-se em um plano horizontal 76 centímetros acima do chão.
2.01.02. A superfície de jogo não deve incluir os lados verticais do tampo da mesa.
2.01.03. A superfície de jogo pode ser de qualquer material e deve produzir um pique uniforme de cerca de 23 centímetros, quando uma bola padrão é deixada cair sobre ela, de uma altura de 30cm.
2.01.04. A superfície de jogo deve ser de cor escura e fosca, mas com uma linha lateral branca de 2cm de largura, ao longo de cada borda 2,74 m e uma linha de fundo branca de 2cm de largura, ao longo de cada borda 1.525m.
2.01.05. A superfície de jogo será dividido em duas partes iguais por uma rede vertical correndo paralela às linhas de fundo, e ser contínua sobre toda a área de cada tribunal.
2.01.06. Para duplas cada parte deve ser dividida em duas partes iguais por uma linha central branca de 3 mm paralelas de largura, correndo com as linhas laterais, a linha central serão considerados como parte de cada metades direita.

 

 A ORDEM DE JOGO.

 Individual 

Saque / Retorno

Duplas

Saque Duplas e Retorno / foto ilustrativa.

Duplas de cadeirantes

Saque e Retorno

 (Fotos Ilustrativas).

Índice

Descrição

2,08

A ordem de jogo

2.08.01

Em singles, o servidor deve primeiro fazer um serviço, o recebedor deve então fazer um retorno e assim sucessivamente sacador e recebedor alternadamente devem fazer cada um retorno.

2.08.02

Em duplas, o sacador deve primeiro fazer um serviço, o recebedor deve então fazer um retorno, o parceiro do servidor deverá então fazer uma troca, o parceiro do recebedor deve então fazer um retorno e assim sucessivamente cada atleta na sua vez e nesta seqüência deverá fazer um retorno.

2.08.03

Quando dois jogadores que estão em cadeiras de rodas devido a uma deficiência física são um par jogando em duplas, o sacador deve primeiro fazer um serviço, o recebedor deve então fazer um retorno, mas depois disso qualquer jogador do par com deficiência podem fazer retornos. No entanto, nenhuma parte da cadeira de rodas de um jogador deve ultrapassar a extensão imaginária da linha central da mesa. Se isso acontecer, o árbitro concederá o ponto para a dupla adversária.

 

A ORDEM DE SACAR, RECEBER E LADOS.

Índice

Descrição

2,13.

A ORDEM DE SACAR, RECEBER E LADOS.

2.13.01.

O direito de escolher a ordem inicial de sacar, receber e lados deve ser decidida por sorteio eo vencedor pode escolher sacar ou receber primeiro ou iniciar em um fim particular.

2.13.02.

Quando um atleta ou dupla tenha escolhido sacar ou receber primeiro ou iniciar em um fim particular, o outro jogador ou dupla tem a outra escolha.

2.13.03.

Após cada 2 pontos foram contados o atleta ou dupla recebedora se tornará o atleta ou dupla sacadora e assim por diante até o final do jogo, a menos que ambos os atletas ou duplas atinjam 10 pontos ou o sistema de aceleração esteja em operação, quando a seqüência de sacar e receber devem ser a mesma, mas cada atleta deve sacar apenas 1 ponto de cada vez.

2.13.04.

Em cada jogo de uma partida de duplas, o par que tem o direito de sacar primeiro escolherá quem deles o fará e no primeiro jogo de uma partida do par que receberá decidirá qual deles receberá em primeiro lugar; nos jogos subseqüentes do jogo , o primeiro servidor de ter sido escolhido, o primeiro receptor deve ser o jogador que serviu a ele ou ela no jogo anterior.

2.13.05.

Em duplas, a cada troca de saque o recebedor anterior será o sacador eo companheiro do sacador anterior será o recebedor.

2.13.06.

O jogador ou dupla que sacar primeiro em um jogo receberá primeiro no próximo jogo do jogo e no último jogo possível de uma partida de duplas o par deve receber próxima deve alterar a ordem do recebedor quando um par de pontuações 5 pontos.

2.13.07.

O jogador ou par a partir de uma extremidade em um jogo deve começar no outro extremo no próximo jogo do jogo e no último jogo possível de uma partida os jogadores ou pares trocam de lado quando o jogador primeiro ou pontuações par 5 pontos.

.

FORA DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADOS .

 

Índice Descrição
2,14 FORA DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADOS
2.14.01. Se um atleta sacar ou receber fora da sua vez, o jogo deve ser interrompido pelo árbitro assim que o erro for descoberto e reiniciar com aqueles jogadores que sacar e receber deve ser servidor e receptor, respectivamente, a pontuação que tiver sido atingido, de acordo com a seqüência estabelecida no início da partida, em duplas, a ordem de sacar escolhida pelo par que tem o direito de sacar primeiro no jogo durante o qual o erro é descoberto.
2.14.02. Se os jogadores não tiverem trocado de lado quando eles deveriam ter feito isso, o jogo deve ser interrompido pelo árbitro assim que o erro for descoberto e reiniciar com os atletas nos seus lados em que eles deveriam estar no resultado que foi alcançado, de acordo com a seqüência estabelecida no início da partida.
2.14.03. Em qualquer circunstância, todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser contados.

.

O RETORNO

 

O RETORNO

foto ilustrativa.

Índice Descrição
2,07 O RETORNO
2.07.01 A bola tendo sido sacada ou retornada deve ser batida de forma que ela passe sobre ou em torno da rede e toca a quadra adversária, seja diretamente ou depois de tocar a montagem net.

.

 O SISTEMA DE ACELERAÇÃO.

 

Índice Descrição
2,15 O sistema de aceleração
2.15.01. Salvo o disposto no 2.15.2, o sistema de aceleração entrará em operação depois de jogar 10 minutos em um jogo ou em qualquer momento solicitado por ambos os jogadores ou pares.
2.15.02. O sistema de aceleração não deve ser introduzido em um jogo, se pelo menos 18 pontos foram marcados.
2.15.03. Se a bola está em jogo quando o tempo limite é atingido e o sistema de aceleração deverá entrar em operação, o jogo deve ser interrompido pelo árbitro e será retomada com o serviço pelo jogador que serviu no rali que foi interrompida; Se a bola não está em jogo quando o sistema de aceleração entrará em operação, o jogo deve recomeçar com um serviço pelo jogador que recebeu na seqüência imediatamente anterior.
2.15.04. Posteriormente, cada jogador deve servir para um ponto, por sua vez até o final do jogo, e se o jogador ou dupla recebedora fizer 13 retornos corretos em um comício o recebedor deverá ganhar um ponto.
2.15.05. Introdução do sistema de aceleração não deve alterar a ordem de sacar e receber no jogo, conforme definido no 2.13.6.
2.15.06. Uma vez introduzida, o sistema de aceleração deverá permanecer em operação até o final da partida.

 

A raquete

 

Índice Descrição
2,04 A raquete.
2.04.01 A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso, mas a lâmina deve ser plana e rígida.
2.04.02 Pelo menos 85% da espessura deve ser de madeira natural; uma camada adesiva dentro da lâmina pode ser reforçado com material fibroso, tais como fibra de carbono, fibra de vidro ou papel comprimido, mas não deve ser mais espessa do que 7,5% da espessura total ou 0,35 mm, prevalecendo o menor.
2.04.03. Um lado da lâmina usado para bater na bola deve ser coberto com uma simples borracha, com pinos para fora tendo uma espessura total, incluindo o adesivo não superior a 2,0 milímetros, ou borracha sanduíche, com espinhas dentro ou para fora, com uma espessura total, incluindo adesiva não superior a 4,0 mm.
2.04.03.01. Pimpled borracha comum é uma única camada de borracha não celular, natural ou sintética, com espinhas distribuído uniformemente sobre sua superfície com uma densidade não inferior a 10 por cm 2 e não mais de 30 por cm 2.
2.04.03.02 Borracha sanduíche é uma única camada de borracha celular coberta com uma única camada exterior de borracha pimpled ordinária, a espessura da borracha pimpled não ser mais do que 2,0 mm.
2.04.04. O material de cobertura deve estender-se até, mas não para além dos limites da lâmina, exceto a parte mais próxima a alça e agarrou pelos dedos pode ser deixada descoberta ou ser coberta com qualquer material.
2.04.05. A lâmina, qualquer camada dentro da lâmina ou qualquer camada de material de cobertura ou adesivo em um lado usado para bater na bola deve ser contínua e da mesma espessura.
2.04.06. A superfície do material de cobertura em um lado da lâmina, ou de um lado da lâmina, se ele não for coberto, deve ser fosca, vermelho-vivo de um lado e preto do outro.
2.04.07. A cobertura raquete deve ser usado sem qualquer produto químico, físico ou outro tratamento.
2.04.07.01. Pequenos desvios da continuidade da superfície ou uniformidade de cor devido a danos acidentais ou desgaste pode ser permitido desde que não mudem significativamente as características da superfície.
2.04.08. Antes do início da partida e sempre que ele ou ela muda a sua raquete durante um jogo, um atleta deve mostrar ao seu oponente e ao árbitro a raquete que ele ou ela está prestes a usar e permiti-los examiná-lo.

.

 

REDE.

Índice Descrição
2,02 A ASSEMBLÉIA NET
2.02.01 O conjunto é composto por net a rede, sua suspensão e dos postes-suportes, incluindo os grampos de anexá-los à mesa.
2.02.02 A rede será suspenso por uma corda presa em cada extremidade para uma posição vertical pós 15,25 centímetros de alto, os limites fora do cargo sendo 15,25 centímetros fora da linha lateral.
2.02.03 O topo da rede, toda a sua extensão, deve estar 15,25 cm acima da superfície de jogo.
2.02.04 O fundo da rede, toda a sua extensão, deve ser o mais próximo possível da superfície de jogo e as extremidades da rede devem ser o mais próximo possível para os cargos de apoio.


.

O SERVIÇO.

 

Saque / Service

2,06 O SERVIÇO
2.06.01 Serviço terá início com a bola repousando estacionária, livremente na palma da mão aberta estacionária do servidor livre.
2.06.02 O servidor deverá então projetará a bola perto verticalmente para cima, sem provocar efeito, de modo que ele sobe, pelo menos, 16 centímetros depois de deixar a palma da mão livre e depois cai sem tocar em nada antes de ser batida.
2.06.03 Quando a bola está caindo o servidor deve golpeá-la para que ela toque primeiro tribunal dele e depois, passando por cima ou ao redor da rede, toques diretamente tribunal do receptor, em duplas, a bola tocará sucessivamente a metade direita do servidor eo receptor.
2.06.04 Desde o início do serviço até ser batida, a bola deve estar acima do nível da superfície de jogo e atrás da linha de fundo do sacador, e não deve ser escondido do receptor pelo servidor ou companheiro de dupla seu ou por qualquer coisa que eles usar ou levar.
2.06.05 Assim que a bola tenha sido projetada, braço livre do servidor e da mão deve ser retirado do espaço entre a bola ea rede.
O espaço entre a bola ea rede é definida pela bola, a rede e sua extensão indefinida para cima.
2.06.06 É da responsabilidade do jogador a servir para que o árbitro ou o árbitro assistente pode estar convencido de que ele ou ela está em conformidade com os requisitos das Leis, e, ou pode decidir que um serviço é incorreto.
2.06.06.01 Se qualquer árbitro ou o árbitro auxiliar não tem certeza sobre a legalidade de um serviço que ele ou ela pode, pela primeira vez em uma partida, interromper o jogo e advertir o servidor, mas qualquer serviço subseqüente por esse jogador ou seu parceiro de duplas que não é claramente legal deve ser considerada incorrecta.
2.06.07 Excepcionalmente, o árbitro pode relaxar os requisitos para um serviço correto onde ele ou ela está convencida de que o cumprimento é impedido por deficiência física.

 .

UM JOGO.

 

Índice Descrição
2,11 UM JOGO
2.11.01 Um jogo será ganho pelo jogador ou marcar primeiro par 11 pontos a menos que ambos os atletas ou duplas atinjam 10 pontos, quando o jogo será ganho pelo primeiro jogador ou dupla que conquistar uma vantagem de 2 pontos.


.

UM PONTO.

 

Índice Descrição
2,10 UM PONTO
2.10.01 A menos que o rali é um let, um atleta deve ganhar um ponto
2.10.01.01 se um oponente falhar ao fazer um serviço correto;
2.10.01.02 se um oponente falhar ao fazer um retorno correto;
2.10.01.03 se, depois de ele ou ela tem feito um serviço ou um retorno, a bola tocar outra coisa senão a montagem líquido antes de ser atingido por um adversário;
2.10.01.04 se a bola passa sobre o seu corte ou além da linha pôr termo ao seu tribunal sem tocar a sua, depois de ser atingido por um adversário;
2.10.01.05 se um oponente obstruir a bola;
2.10.01.06 se um adversário deliberadamente bater na bola duas vezes consecutivas;
2.10.01.07 se um oponente bater na bola com o lado da lâmina da raquete que não cumprir os requisitos de 2.4.3, 2.4.4 e 2.4.5;
2.10.01.08 se um oponente, ou qualquer um oponente vista ou carregue mova a superfície de jogo;
2.10.01.09 se um oponente, ou qualquer um oponente vista ou carregue toque a rede;
2.10.01.10 se a mão livre de um oponente toca a superfície de jogo;
2.10.01.11 se a dupla oponente bata a bola fora da seqüência estabelecida pelo primeiro sacador eo primeiro recebedor;
2.10.01.12 conforme previsto no sistema de aceleração (2.15.4).
2.10.01.13 se ambos os jogadores ou pares estão em uma cadeira de rodas devido a uma deficiência física e
2.10.01.13.01 seu oponente não mantém um contato mínimo com o assento ou almofada (s), com a parte posterior da coxa, quando a bola é tocada;
2.10.01.13.02 seu oponente toca a mesa com ambas as mãos antes de golpear a bola;
2.10.01.13.03 footrest seu oponente ou o pé toca o chão durante o jogo.
2.10.01.14 conforme previsto na ordem de jogo (2.8.3).

 

Fontes: ITTF Handbook 20 11 / 2012   ( http://www.ittf.com/ittf_handbook/ittf_hb.html )
Wikipédia (  http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa ) 

Tradução: Equipe Clicktm.com.br

Compartilhe Com Seus Amigos!
Follow us on Twitter